- 13 de outubro de 2021
- Posted by: admin
- Category: Cortina, Decoração, Dicas
Saber escolher a cortina ideal é um processo capaz de realizar uma verdadeira transformação nos ambientes da sua residência. São várias as funções básicas que ela garante para otimizar todo e qualquer espaço.
Assim sendo, as cortinas são capazes de vestir as janelas, controlar a luminosidade e garantir a privacidade do ambiente escolhido, seja em casa ou no escritório, tendo um poder de decoração tão forte quanto a escolha dos móveis.
Podemos perceber que as cortinas possuem o poder de transformar o visual de um ambiente, indo do básico ao mais ousado possível. Sendo elas longas, curtas, lisas ou estampadas, elas podem ter funções diferentes, de acordo com o tipo de material.
Desse modo, para aproveitar todas as funções diferentes que a cortina proporciona, no sentido de manter o conforto visual dentro dos cômodos, abordamos algumas dicas sobre tecidos, comprimentos e acessórios dos mais variados modelos. Confira!
Saiba a medida certa da cortina
Antes de escolher a cortina ideal para os ambientes de sua residência, é importante obter corretamente as medidas que você vai precisar aplicar. Desse modo, não esqueça de medir tanto a altura quanto a largura de sua porta ou janela.
Medida e largura do varão
A medida do varão deve ser considerada sempre. Tenha em mente qual a real utilidade dele: alguns podem cobrir somente a porta ou janela, enquanto outros possuem a capacidade de cobrir a parede toda.
Assim sendo, é indicado que o varão tenha, aproximadamente, 15cm a mais para cada lado. Desse modo, por exemplo, se a porta possui cerca de 2m de largura, é preciso que o varão no qual será colocado a cortina tenha, no mínimo, 2,30m.
De todo modo, não se deve esquecer a medida referente à altura do varão. É importante que o varão seja instalado, em média, 20 cm acima da porta ou janela, para que nenhum problema apareça após a sua instalação e, também, para não atrapalhar a decoração.
Escolhendo cortinas curtas e longas
As cortinas longas são indicadas para boa parte dos ambientes de uma residência ou escritório. São responsáveis por cobrir as portas e janelas, dando um aspecto muito mais elegante e sofisticado para o ambiente, principalmente por conta do tecido ser maior.
Entretanto, se você procura um modelo para o quarto da criançada, o ideal é optar por cortinas curtas. Elas são mais seguras, principalmente por se adaptarem às bancadas e móveis mais baixos, que são atrapalhados com a utilização da cortina longa.
Escolha do modelo e dos tecidos
Saiba exatamente a necessidade que você tem para o seu ambiente. É importante saber qual vai ser a real utilidade do modelo da cortina: garantir privacidade, bloquear a luminosidade, entre outras, são necessárias para a escolha do melhor modelo.
Desse modo, para obter o bloqueio total da luminosidade, o ideal é escolher cortinas que possuem blackout como forro ou que sejam acopladas. Agora, se o objetivo é conquistar privacidade com controle da luz, opte por cortinas práticas com forro em tecido.
Agora, se o principal objetivo é conquistar a sua privacidade, os modelos de cortinas rústicas e duplex são excelentes opções. A cortina rústica é conhecida por não possuir nenhum tipo de forro e a duplex possui um forro leve, que não prejudica a decoração.
Já o tecido deve estar coordenado com a decoração do ambiente. Se a decoração do ambiente for rústica, as cortinas devem ser espessas e encorpadas. Entretanto, se a decoração for mais suave, cortinas com detalhes em rendas e bordados são melhores.
Em contrapartida, se o espaço de sua residência ou escritório comporta um ambiente moderno e mais casual, opte por tecidos leves e despojados, desde que estejam de acordo com o seu gosto pessoal.