- 11 de outubro de 2021
- Posted by: admin
- Category: Decoração, Dicas, Persianas em Curitiba
Após saírem dos ambientes corporativos, as persianas ganharam versões mais aconchegantes para incrementar a decoração das nossas casas. Elas oferecem praticidade e são uma boa saída para moradores que possuem alergia, por exemplo. Portanto, saber as dicas para escolher a persiana ideal é um ótimo negócio!
Dessa maneira, ao oferecer preços e estilos variados, as persianas contam com diversas opções para todos os gostos, como a persiana vertical, horizontal, do tipo rolô, romana, além do uso de diversos materiais, como pvc, madeira e cortina de bambu.
São vários tipos para você investir seu dinheiro, desde os modelos prontos, até aqueles fora do padrão, caso a sua janela tenha um tamanho maior, a possibilidade de poder personalizá-la como quiser, é um de seus destaques.
Entretanto, com tantas opções disponíveis no mercado, como escolher o modelo ideal? Confira no texto abaixo o que é necessário levar em conta na hora de escolher a sua persiana e proporcionar o melhor visual para sua casa.
Finalidade da persiana
Qual é a sua ideia: decorar, escurecer completamente, ter privacidade ou controlar a luminosidade do ambiente? Saiba que cada modelo de persiana serve para um objetivo específico. Sempre avalie as necessidades de seu ambiente, antes da escolha final.
Medidas
Sempre verifique corretamente as medidas. Caso a instalação for embutida na janela, a cortina deve ter o mesmo tamanho da abertura. Porém, se ela ultrapassar os limites da janela, a recomendação é avançar 10 cm para cada lado.
Assim sendo, em relação ao comprimento, tanto as portas quanto as janelas grandes pedem persianas longas. Já em janelas pequenas, o comprimento curto funciona bem e atende às necessidades.
Instalação
Cada tipo de persiana possui um material específico, e é importante atender às necessidades da estrutura de sua casa. Desse modo, paredes de drywall ou madeira podem não aguentar a instalação de persianas pesadas. Fique atento a isso.
Luminosidade
Se você precisa proteger o mobiliário durante algumas horas do dia, principalmente por conta do espaço receber muita insolação, o ideal é optar por um modelo corta-luz, como o blackout ou rolô.
Desse modo, existem outros modelos que também são indicados para esta finalidade, como as persianas verticais, que podem ser de PVC ou tecido, e aquelas produzidas como painéis.
Acionamento
Todos os modelos de persianas podem ser motorizados e acionados por um controle remoto ou interruptor, sendo que dessa maneira, o motor fica embutido no trilho superior. O investimento pode ser grande, mas vale a pena quando se trata de janelas grandes e altas.
Materiais da persiana
Entre as dicas para escolher a persiana ideal mais importantes, está a correta escolha dos materiais utilizados nos mais diferentes tipos. São eles:
- Alumínio: disponível em muitas cores, o material é tradicional em persianas horizontais e se adapta aos mais diversos estilos de projetos. Outro ponto positivo é que ele pode ser limpo facilmente;
- Madeira: material indicado para persianas horizontais e que garante um toque aconchegante aos ambientes, sendo ideal para livings e quartos, por vedar bem a luminosidade do ambiente;
- Bambu: material sustentável indicado para decorações mais despojadas, e que pode ser aplicado tanto em ambientes urbanos quanto em uma casa de praia, por exemplo, tornando o local discreto e agradável;
- Tecidos: para uma maior durabilidade, o sintético é o tecido ideal para as persianas. Já os naturais, como linho e algodão, possuem maior variedade de cores e texturas, mas sofrem com a insolação;
- Tela solar: sendo blackout ou translúcidas, as telas solares são ideais para as persianas do tipo rolô. Desse modo, é uma boa opção para varandas por conta de sua resistência aos raios solares.